Hora de estudar!

21 02 2008

 Minhas aulas na faculdade já inciaram e está na hora de começar a estudar com vontade, não que eu já não esteja estudando…rs. E creio que eu irei diminir minha freqüência de posts por aqui…é a vida…não é mesmo, primeiro as responsabilidades, depois o lazer =D Fiz uma listinha de tudo que eu preciso estudar e elaborar essa semana, sim, eu tenho mania de estabelecer metas e cumprí-las o mais rápido possível…rs Eu costumo fazer uma listinha de tudo que eu tenho que fazer no dia seguinte, antes de dormir e vou contar pra vocês ..isso dá muito certo..vio!..rs A organização é a alma do negócio! rs A minha listinha até agora ficou estabelecida assim:

  • Estudar Sistema Nervoso (a parte da histologia e sinapse já estudei! Agora estou na parte : SNC, SNP e SNA);
  • Resumir o livro de Teorias de Enfermagem e planejar tabelas comparativas entre as teorias;
  • Adiantar a lição de Leitura e Produção (já está feito!!);
  • Organizar meu trabalho de TIDIR envolvendo as seguinte palavras-chaves: “saúde-consciência-corporalidade” – minha idéia inicial é fazer um trabalho sobre a Anorexia, descrevendo toda a fisiopatogenia da doença, estudando o perfil dos pacientes/clientes acometido em nível psicológico, além disso, pensei em fazer uma análise por meio de estatísticas, incluir um documentário e ainda criar um estudo de caso para mostrar as diferentes formas do cuidar, utilizando alguns téoricos importantes. Até agora pensei em utilizar a teoria de Abdellah (pra mostrar mais a parte técnica do cuidar do paciente/cliente de enfermagem), pensei também em utilizar a teoria transcultural de Leininger, me parece interessante focar a cultura do indíviduo como um dos fatores da Anorexia e por aí vai…rs
  • Resumir uns artigos que andei buscando na internet sobre a imagem da enfermagem frente aos estereótipos.
  • Tentando achar desesperadamente um artigo, que me fascinou pelo título e estou louca para ler ele…rs Por favor ..se alguém tiver esse artigo ou conseguir achar ele na íntegra na internet por favor, mande para o meu e-mail: guillian-alves@bol.com.br . O nome do artigo é ” A Enfermagem arte: uma abordagem sob a ótica de Nietzsche”. Gotardo, Glória Inês Beal. Revista de Enfermagem – UERJ/ Outubro 1996.

E por falar em estudos…ontem passei a tarde na biblioteca pra estudar um pouco mais sobre Sistema Nervoso e resolvi dar uma atualizada nos meus conhecimentos, lendo algumas revistas da minha área, como a Nursing e algumas revistas sobre Saúde Pública (leitura importantíssima!) e achei algumas pesquisas interessantes pra colocar aqui no meu cantinho. Entre todas que li, as que mais me chamaram a atenção foram:

– Estudo de efeitos da metaloproteinase BAP1, isolada do veneno da serpente Bothrops asper, na articulação de ratos. (A descoberta dessa proteína proveniente do veneno dessa espécie de serpente pode curar a inflamação das articulações).

– Uma pesquisa descobriu que o colesterol parece ser importante para o reparo de lesões musculares e por isso contribuiria para o aumento da musculatura em pessoas com mais de 60 anos.

– Um estudo americano mostrou que 3 noites sem dormir ou falta do sono profundo pode diminuir a sensibilidade ao hormônio insulina em 25% podendo atingir os níveis de pessoas com alto risco de diabetes tipo 2. (O motivo principal desse estudo é: “motivar as pessoas a dormir mais e melhor pode ser uma forma de combater a epidemia de diabetes e obesidade no mundo”). Interessante, não é mesmo?

Vou pesquisar mais a fundo..rs

Beijos e uma boa semana para todos!! =***

Ações

Information

One response

21 02 2008
Lys

Guigui… eh isso ai ! Tem que mandar ver e organizar as tarefas eh o unico jeito de dar tempo para fazer tudo. Aos poucos voce tambem conseguira incluir na sua listinha um momentinho para postar. E tudo uma questao de organizar seu tempo.

Nao procurei muito bem o artigo que voce precisa mas achei o email da autora. Escreva um email para ela pedindo a artigo. Diga que voce eh estudante de enfermagem e que ficou interessada em ler o artigo dela mas esta com dificuldade de encontrar. Ela certamente lhe enviara uma copia 🙂 As vezes estudantes me escrevem tambem pedindo coisas e eh sempre um prazer ajudar, portanto, nao se acanhe e escreva para ela.

E ainda eh bom para voce fazer esses contatos para uma possivel pos graduacao. O email dela eh: gotardo@iff.fiocruz.br Veja se voce consegue e depois me conta.

beijinhos
Lys

Deixe um comentário

